fbpx
design editorial
Diretrizes de Compliance - ABAP

No ano de aniversário de 70 anos da ABAP, Associação Brasileira de Agências de Publicidade, a entidade mais antiga do setor publicitário lança o manual Diretrizes de Compliance – Guia de boas práticas para o mercado publicitário. Produzida em parceria com a Fundação Dom Cabral, a publicação tem o objetivo de evitar práticas ilegais dentro das empresas de publicidade, orientando o segmento a criar mecanismos para evitar e inibir desvios como fraudes e corrupção. Num momento em que o debate nacional sobre integridade é recorrente, a iniciativa da ABAP é de grande relevância para prover uma ferramenta de gestão para o aprimoramento da governança das agências de publicidade. O projeto gráfico da publicação deveria ser didático e chamar a atenção do leitor para os pontos fundamentais do documento, alertando-o sobre a importância do assunto como uma premissa de conduta.

A ideia que orientou a criação foi o tom de alerta da publicação, ela deveria se destacar em uma mesa cheia de revistas dentro das agências. Por isso, a decisão por um formato fechado maior de 23,3 x 33,2 cm e a escolha da cor amarela como principal aliada ao preto conferiu a seriedade necessária ao tema.

Inspirados no conceito de linha de conduta, criamos uma linguagem visual essencial e sóbria, onde o elemento da linha guia direciona o leitor às informações primordiais das Diretrizes de Compliance. As manchas de cor ajudam a marcar a hierarquia e dar destaque às informações importantes.

Um texto complexo, que cita artigos e leis, que deveria ser diagramado para chamar a atenção dos publicitários. Essencialmente tipográfico, o conteúdo foi diagramado de tal forma a facilitar a leitura e a visualização das principais recomendações e diretrizes. As manchas de cor com grandes blocos de texto destacaram os objetivos e princípios do documento. Quadros-resumo e um glossário no final foram pensados para facilitar a compreensão de um assunto que deveria ser apreendido por todos.

Diante do cenário sociopolítico do nosso país, a ABAP respondeu a um chamado para construir o protocolo de Compliance para orientar seus associados, demonstrando o compromisso da categoria em fazer negócios de maneira ética e responsável. De acordo com o presidente da ABAP, Mario D’Andrea, o manual “representa a democratização do conhecimento das boas práticas”.

Fique por dentro

+55 11 98365 0064

[email protected]

Faça uma visita

Avenida Pedroso de Morais, 272 - cj 11
05420000 . SP . Brasil

Assine nossa Newsletter

© 2020 Leela Estúdio . Todos os direitos reservados.