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Construa sua Presença Digital

4 soluções digitais para ajudar as empresas a enfrentarem a crise da COVID-19.

  • Site
  • Mídias sociais proprietárias
  • Campanhas de captação de clientes em plataformas digitais
  • E-mail marketing




    No Leela Estúdio, nós acreditamos que a estratégia de comunicação e marketing de cada marca deve estar intimamente ligada ao seu propósito, valores e diferenciais. Ela deve ajudar o consumidor a organizar o seu conhecimento sobre os produtos e serviços de modo a tornar a sua tomada de decisão mais clara.

    Reunimos algumas soluções digitais que podem ajudar a sua empresa a construir e fortalecer sua presença de marca no ambiente digital.

    O site é o local da sua empresa na internet e um dos principais pontos de contato com seus clientes, fornecedores e recrutamento de funcionários. Seu objetivo é divulgar a marca, seu propósito e diferenciais, vender produtos e serviços, entregar informações relevantes ao consumidor e ser um canal de comunicação com seus públicos de interesse.

    Pontos importantes para a construção de um site:

    Design e Interface

    É a disciplina responsável pelo planejamento, organização e implementação do fluxo de interação do usuário com o site. Engloba o conhecimento técnico (usabilidade, arquitetura de informação e navegação) e estético (composição, cores e imagens) para que a experiência do usuário seja fácil, amigável e intuitiva. Seu objetivo é incentivar a navegação e fidelizar o usuário.

    Conteúdo

    Bons conteúdos promovem conhecimento e atraem visitantes para o seu site. Eles podem ser informativos, educativos ou resolver um problema do usuário. É uma oportunidade para que o leitor conheça o seu negócio e ganhe confiança para voltar.

    SEO

    Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar os sites para melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca como o Google, gerando assim maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

    São os perfis proprietários das empresas em plataformas digitais de mídias sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, entre outras. Nesses perfis corporativos oficiais, as empresas detêm o controle editorial e têm a oportunidade de aproveitar o modelo de comunidade para trabalhar a distribuição exponencial da informação. Sendo excelentes ambientes para as empresas otimizarem sua reputação, visibilidade e autoridade em temas relacionados à marca, produtos ou serviços.

    Pontos importantes para a construção de presença digital em mídias sociais:

    Escolha das Plataformas

    É importante entender as expectativas e motivações de uso de cada plataforma específica e escolher em quais plataformas a empresa estará ativamente presente. O ideal são estratégias digitais que combinem os diversos tipos de plataformas e tragam benefícios para a presença de marca.

    Conteúdo

    Falar somente sobre a empresa e seus produtos e serviços pode não ter o mesmo valor percebido para os consumidores do que para a empresa. Assim, é importante analisar o que há ao redor do seu produto e que relações ele tem com os aspectos da vida cotidiana de quem o consome. Crie conteúdos que entreguem valor ao consumidor, algo relacionado aos seus hábitos ou contextos de uso do produto ou serviço, que possam ajudar ou facilitar a sua vida de alguma maneira.

    Abertura ao Diálogo

    Esteja pronto para dialogar com os consumidores, esses pontos de contato demandam mais do que apenas a divulgação de informações. É necessária uma equipe preparada para tratar de qualquer tema que a comunidade traga como, por exemplo, dúvidas sobre produtos, reclamações sobre atendimento, problemas com o produto ou serviço.

    As campanhas de captação de clientes são fundamentais para o ciclo de vendas e a geração de novos negócios. São inúmeras as plataformas digitais disponíveis para a veiculação de campanhas que podem oferecer ótimos índices de retorno sobre o investimento.

    Pontos importantes para a criação de campanhas de captação:

    Definição dos Públicos-alvo ou Target da Campanha

    É um dos pontos críticos para o sucesso da campanha. Para definir o perfil da audiência que se quer atingir, é importante levantar dados sobre as motivações pessoais desse público, onde essas pessoas buscam informação, quais são os seus interesses, o que elas rejeitam, sua faixa etária e porque elas comprariam tal produto ou serviço.

    Criação

    Segundo o Google Ads, 75% do impacto dos anúncios está relacionado à qualidade do criativo. As mídias digitais permitem o acesso a dados de conversão em tempo real, é possível testar rapidamente as abordagens criativas e verificar os índices de engajamento para validar a melhor linha criativa e desdobrar para os meios offline.

    PLANO DE MÍDIA OU PLANEJAMENTO

    É o trabalho estratégico cujo objetivo é definir quais canais serão usados para atingir os públicos-alvo desejados pela empresa. Devem-se avaliar o horário de veiculação, quais canais terão mais impacto em volume ou melhor custo-benefício. O plano de mídia ajuda a tornar o orçamento mais eficiente para captar audiência qualificada.

    ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS

    A definição dos índices de sucesso da campanha são fundamentais para o seu acompanhamento. Entender os objetivos de alcance (parcela do público que será impactada pela campanha naquele canal), frequência (quantidade de vezes que o anúncio será visto por pessoa alcançada), custo por mil ou custo por ponto, o que deve ser considerado conversão são importantes para a avaliação da campanha.

    É a utilização do e-mail em campanhas de marketing e comunicação digital. Tem como objetivo a criação e manutenção de relacionamento com clientes para gerar mais resultados nas vendas e melhorar a retenção de clientes. É uma alternativa de divulgação de marca, produtos e serviços de baixo custo.

    Pontos importantes para fazer e-mail marketing:

    FERRAMENTA DE DISPARO

    Utilizar uma ferramenta profissional de disparo permite obter relatórios de entrega, visualização e clique, dados fundamentais para tomadas de decisão e mudanças na abordagem e captação de leads.

    CUIDADOS COM A BASE DE CONTATOS

    Construir sua própria base de contatos potencializa a capacidade de gerar leads e, consequentemente, aumentar as vendas. Certifique-se que o usuário quer receber o seu conteúdo. Dê a opção para o usuário cancelar o recebimento dos seus e-mails. Evite enviar e-mails para contatos inválidos. Verifique o prazo de validade de sua lista (4 anos).

    DEFINA OS OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO

    Conheça o seu público e defina se a campanha é de prospecção e fidelização de clientes; lançamento de produtos, serviços ou promoções; fornecimento de informações relevantes para o cliente; ou conhecer os gostos do cliente para fornecer um conteúdo personalizado para ele.

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